Gerenciamento de receita Por Paulo Dalla Nora Macedo
Paulo Dalla Nora Macedo — O gerenciamento de receita é a aplicação de análises bem organizadas que prevê o comportamento do consumidor no varejo e aumenta a acessibilidade e o preço do produto para aumentar o crescimento da receita.
Em um ambiente de negócios internacionalmente competitivo, as empresas estão constantemente tentando aumentar sua lucratividade.
Um sistema de gerenciamento de receita é uma ferramenta eficaz para atingir o objetivo com investimentos tecnológicos comparativamente baixos e, atualmente, se estendeu a vários setores.
A maneira como o gerenciamento de receita instila dentro da estrutura organizacional depende do tipo de setor e da organização em particular. Certas empresas o fazem como parte do departamento de marketing, enquanto outras o colocam no departamento financeiro.
Em certas organizações, um diretor de receita gerencia várias funções - marketing, desenvolvimento de produtos e gerenciamento de marcas.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos e o gerenciamento de receitas têm muitas harmonias básicas. O SCM é um processo crucial em várias organizações e está entrando em interface com um sistema de gerenciamento de receita.
Os sistemas de Business Intelligence também foram combinados com esse processo. Essas plataformas fornecem dados que podem ser usados para a tomada de decisão informada.
Uma organização deve avaliar sua estrutura de demanda e segmentar seus clientes na capacidade de pagamento. Após a segmentação, a estratégia de preços para cada segmento deve ser determinada e, em seguida, a demanda estatística por segmento distinto deve ser estimada.
Os cenários operacionais dos setores de produção e serviços diferem em grande parte.
Para vários funcionários financeiros, gerenciar receitas com eficiência é extremamente desafiador. No contexto da fusão de regulamentos não controlados, mudança de diretrizes e multas rigorosas por não conformidade, o gerenciamento de receita pode ser muito complexo para as capacidades do pessoal financeiro.
No contexto desses obstáculos, as empresas estão pensando em automatizar os processos de gerenciamento de receita para aumentar a eficiência, aumentar a conformidade e melhorar a transparência.
A estratégia para simplificá-lo começa com processos desenvolvidos de cima para baixo, com base em informações de várias partes interessadas e atividades.
A capacidade de estabelecer a tecnologia que simplifica e centraliza o processo de gerenciamento de receita também é muito crítica. A tecnologia baseada em nuvem permite que a equipe de finanças se vincule aos sistemas, automatize processos e analise o desempenho dos negócios.Paulo Dalla Nora Macedo
As quatro complexidades críticas são as seguintes:
Conformidade regulatória
Os regulamentos são complexos e difíceis de inferir porque as empresas implementam vários acordos não padronizados com os clientes.
Controles internos
Segundo especialistas, o reconhecimento de receita é uma das questões de controle interno mais destacadas da Seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley, relatadas pelos auditores.
Visibilidade da previsão
A previsão de receita não é fácil de determinar. Novamente, uma demonstração de resultados normal não pode diferenciar entre receita única e receita frequente.
Produtividade dos funcionários
Atualmente, várias organizações estão utilizando planilhas fáceis de usar para as principais atividades de contabilidade de receita. Planilhas simples e complexas usadas por uma pessoa precisam de um esforço extraordinário para construir e gerenciar. Mesmo assim, todas as planilhas avançadas apresentam erros. Eles não são facilmente auditáveis.
Sistemas de Interface
A racionalização do processo erradica a duplicação de dados que ocorre entre finanças e outros departamentos, diminuindo erros e reduzindo o tempo.
Os sistemas contábeis mais otimizados vinculam os principais sistemas de negócios - CRM, gerenciamento de serviços para desenvolver um ecossistema robusto para o gerenciamento de receita.
Automatizar processos
O processo de reconhecimento de receita de cada organização difere com base no modelo de negócios, produtos e condições de mercado distintos.
Paulo Dalla Nora Macedo- Para automatizar o processo rígido, as partes interessadas na receita devem ter a capacidade de organizar os procedimentos relevantes que replicam as complexidades das operações comerciais.